domingo, 11 de janeiro de 2009

Orgulho de não saber...

Este texto está na íntegra, foi escrito pela maravilhosa Martha Medeiros, na coluna Cotidiano da revista Estilo Zaffari de novembro de 2008...
Aprender é um verbo que não humilha!!
Ligo para uma empresa com a intenção de cancelar uma assinatura. Falo com uma atendente responsável pelo setor. Ela pede meus dados e depois faz uma pergunta natural: se estou cancelando a assinatura por motivo de insatisfação. Digo que não, meu motivo é falta de tempo, não tenho conseguido ler tudo o que chega em casa. Ela então argumenta os benefícios do produto que ela representa. Ouço com atenção, agradeço, mas mantenho minha intenção de cancelar. Ela começa então a ficar inconveniente, sugerindo que eu estou tomando uma decisão errada, que deveria cancelar outra assinatura e não a que ela representa. Ela fala, fala, fala, fala. Eu digo que minha decisão está tomada e que ela não irá me demover da ideia.
Então ela ri: "Demover? Mas o que é isso? Pelo jeito, estou falando com alguém muito erudito". Quá, quá, quá. Pergunto se ela não conhece "demover" e ela responde claro que não, como se a humanidade inteira tampouco conhecesse e eu tivesse acabado de inventar uma esquisitice verbal. Ela está achando a maior graça do meu vocabulário e só falta me chamar de imbecil. Desliguei antes de demovê-la da ideia de continuar existindo.
Na mesma hora, lembrei de um dia em que conversava com um grupo e deixei escapar algum comentário sobre Diana Krall. Uma mulher virou pra mim e perguntou com cara de nojo: "Quem é essa?". Expliquei. Ninguém é obrigado a saber que Diana Krall é uma cantora de jazz, ainda que ela seja bem manjada. A mulher reagiu com um desprezo absoluto e insinuou que eu estava querendo me exibir.
Não sei nada sobre nada. Gostia de ter muito mais conhecimento do que tenho, de ser uma expert em vários assuntos que mal arranho. Diante deste quadro, estou sempre atenta a tudo que ouço, a tudo que vejo. Não tenho vergonha nenhuma de perguntar, de tentar saber mais sobre o que sei pouco. Nunca me senti inferiorizada por estar por fora de alguns temas, e muito menos tenho orgulho disso: se ouço algo e não sei do que se trata, eu pesquiso, indago, me interesso.
Aprender é um verbo qie mão me humilha.
Daí que fico pasma quando vejo que certas pessoas têm orgulho do que não sabem. Geralmente, são aqueles que não acreditam que o homem foi à lua, mas que acreditam que Elvis está vivo, como se eles fossem portadores de uma verdade inatingível para nós, os babacas que caem em tudo o que a tevê diz.
A menina que me atendeu ao telefone teve certeza de que falei "demover" para inferiorizá-la. E a mulher que me ouviu citar o nome de Diana Krall também. Mas com elas não, violão. O que estou pensando? Que sou o último copo d'água do deserto?? Que "demover", que nada.
Começa assim e daqui a pouco vai estar falando "corroborar, "elucubrar", "aferir"...
Aqueles que menosprezam os que sabem um tiquinho mais dão um tiro no próprio pé. Poderiam se interessar, aprender e escapar da sensação de inferioridade, mas preferem passar atestado.
Obs.: este texto é perfeito, se encaixou perfeitamente... passar por isso (situação parecidíssima), faz-nos sentir mal, como se aquilo que estamos falando fosse algo fora do comum...

Nenhum comentário: